O SUS é integral, igualitário e universal, não faz, e nem deve fazer, qualquer distinção entre seus usuários. Inclusive, os estrangeiros que estiverem no Brasil e por algum motivo precisarem de alguma assistência, podem utilizar de toda rede do SUS gratuitamente.

As ações do SUS são diversas e englobam muito mais além da assistência em saúde:
Vigilância epidemiológica - é a parte do SUS que identifica e controla as epidemias de doenças no Brasil. Monitora o surgimento e a propagação de doenças transmissíveis, não-transmissíveis e seus fatores de risco, além de fazerem a vigilância ambiental da saúde.
Vacinas e patentes - atua na produção de remédios e vacinas. Além disso, também promove e financia projetos de ensino, pesquisa e assistência em saúde.
Centro de Transplantes - O SUS tem o maior sistema público de transplantes do mundo, 95% dos transplantes de órgãos são feitos pela rede pública.
Saneamento básico - Entram no escopo da fundação a construção de poços, redes de distribuição, estações de tratamento de água e reservatórios, além de programas de destinação de lixo para evitar o contágio de doenças nesses locais.
Banco de leite humano - Possui mais de 200 bancos distribuídos em todos os estados brasileiros, alguns com coleta domiciliar, além de mais de 150 postos de coleta. Reduziu e, 70,05% a taxa de mortalidade infantil.
Banco de sangue - A rede de sangue e hemoderivados (Hemorrede) do Brasil possui mais de duas mil unidades de serviços de hemoterapia (coleta, hemocentros, hemonúcleos, unidades de coleta e transfusão, agências transfusionais) pelo SUS.